Atualizado: 9 de dez. de 2020

Conhecido como Básico, Sacro, Raiz ou Muladhara, sua cor é o vermelho fogo, possui quatro pétalas e se encontra na base da espinha, entre o órgão genital e o ânus.
É a nossa energia mais primitiva, nossos instintos de sobrevivência que não necessitam do lado racional para se manifestar. A necessidade de se alimentar, procriação e perpetuação da espécie, bens materiais e proteção são energias criadas a partir desse chakra.
Nossa força vital, o kundalini, reside nesse chakra e a partir do despertar dessa energia que se pode encontrar o equilíbrio total entre os chakras.Liga à terra" ou "enraizar" é a principal função de Muladhara.
Quando enraizados, estamos em união com a vida e o Muladhara funciona conforme o pretendido.Entramos numa vibração harmônica com a frequência eletromagnética da Terra, ficando em sintonia com a batida do coração dela.
Esse é o chakra de ligação com o mundo físico, é através dele que nossas energias sutis conseguem contatar a matéria física do planeta em que vivemos.
Esta energia equilibra o SISTEMA ENDÓCRINO (as gônadas: ovários e testículos) por meio da liberação de hormônios. Quando NÃO obtemos o pleno fluxo dessa energia da Terra, os desequilíbrios em nosso corpo físico acontecem.
Muladhara também está intimamente associado com o retorno do karma: a soma de nossas experiências das existências passadas. A vida sempre nos oferece muitas novas chances.